1º bimestre

NOTÍCIA

Aula 1: Definindo o gênero discursivo - notícia


Dear student, nesta atividade estudaremos o gênero discursivo Notícia. Vamos pensar: para que servem as notícias?

Sabemos que as notícias são textos informativos, ou seja, são formas de transmitir informações consideradas importantes para os nossos grupos sociais. Podem tratar de assuntos comunitários, políticos, esportivos, sociais e de entretenimento (cinema, televisão, passeios, etc.).

O que diferencia este gênero dos demais textos informativos é que uma notícia apresenta informações novas relacionadas ao nosso cotidiano.

A palavra correspondente em Inglês é news.

Temos consciência de que, atualmente, muito mais do que em outros tempos, precisamos nos manter informados para que nosso dia a dia seja mais útil e prazeroso e, por isso, é importante que nós consigamos ler notícias nos diferentes meios de comunicação e em diferentes idiomas, no meio material ou virtual.

Mas como é possível identificar os temas que encontramos em cada notícia?

É simples! É só analisar as manchetes! E o que são manchetes?

Observe que textos têm título e em uma notícia esse título se chama de manchete.

Que tal, através da análise das manchetes, identificar os temas das notícias?
                                  
                          Brazil beats Spain                                             (sports)
                          USA president arrives today in Rio                 (politics)
                          Tornadoes destroy Oklahoma City                (social, public utility, natural disaster)
                          Imported cars get tax discount                       (economy, business)
                          One man dies in motorcycle accident             (public utility, accident)
                          Johnny Depp stars Lonely Ranger                   (entertainment, cinema)

Um dos aspectos principais para a compreensão de textos é o conhecimento de vocabulário. Muitas palavras são denominadas cognatas, palavras em Inglês que se parecem com as do Português por terem a mesma origem.

Leia as manchetes anteriores e seus temas e destaque as palavras que você consegue entender o significado somente a partir da observação.

Note que existem verbos como destroy; substantivos, como accident e disaster; adjetivos como public e social; e assim por diante.

Ah! E ainda encontramos palavras que aprendemos há muito tempo, como car e today, por exemplo.

Há também algumas palavras que serão facilmente encontradas em textos referentes a determinados temas.

Observe e aproprie-se de some specific vocabulary:

  • Natural disaster: storm, rain, tornado, landslide; destroy, survive.
  • Sport: win, beat, defeat, lose; champion, prize, cup, game, match, fight.
  • Entertainment: star, play, perform, sell (sold) out.
  • Business: rise, tax, income, discount.
  • Accident: crash, die, hurt, save; injured, dead.
  • Politics: congress, mayor, law, election; vote, choose.
Lembre-se de que estas são apenas algumas palavras a serem encontradas nas notícias! Seria legal você pesquisar outras!


Podemos, então, passar para os exercícios!
Clique aqui para acessar os exercícios.



Aula 2: Construindo manchetes


A segunda aula se refere à formatação de uma notícia: você sabe como elas são organizadas? Iremos, nesta aula trabalhar com as estruturas lingüísticas. Analisaremos primeiramente os verbos. Depois vamos aprender a destacar os pontos de uma notícia para a criação de sua manchete.

Vamos retornar às manchetes anteriores. Observe como são compostas:
Brazil beat Spain
USA president arrives today in Rio
Tornadoes destroy Oklahoma City
Imported cars get tax discount
One man dies in motorcycle accident
Johnny Deep stars Lonely Ranger

Todas elas têm um sujeito, um verbo e um complemento e na maioria das vezes não trazem sinais de pontuação.

Observe esses três elementos com cuidado!

Ao analisar o verbo, é possível perceber que estão todos no Simple Present (Presente Simples). Esse tempo verbal é comumente usado nas manchetes porque vai dar uma ideia de atualidade: a situação provavelmente já aconteceu ou acontecerá em um futuro bem próximo, mas o presente é usado para causar mais impacto e deixar no leitor a sensação de novidade, chamando a atenção dele para a leitura do corpo da notícia, onde irá encontrar mais informações sobre o assunto tratado.

Vamos relembrar como o Simple Present é flexionado?

Pois bem, após tomarmos a forma de infinitivo do verbo (forma com “to”), o primeiro passo é retirar a partícula “to”. Depois devemos analisar a pessoa em que o verbo será flexionado, isto é, o sujeito. Se o sujeito for 1ª ou 2ª pessoas do singular; 1ª, 2ª ou 3ª pessoas do plural, está pronto!

Por exemplo:

Tornadoes _________ the city (to destroy)     >     Tornadoes  destroy  the  city

Ficou faltando a 3ª pessoa do singular… well, depois dos passos anteriores, devemos acrescentar S ao verbo. Sim! Apesar de ser 3ª pessoa do singular, a flexão é com S (parece que é plural, mas não é!). Entretanto, precisamos prestar atenção à terminação do verbo para colocar SES ou IES.

Exemplo:

A tornado __________ the city (to destroy)     >     A  tornado  destroys  the  city

No quadro a seguir podemos ver como fazer as flexões:


É importante destacar que o uso do Simple Present é bastante comum nas manchetes, mas não é exclusivo: podemos encontrar outros tempos verbais nas manchetes. E, o corpo da notícia será redigido usando qualquer tempo verbal.

Já vimos os verbos. E os outros elementos? Como as manchetes são construídas? Que palavras são omitidas e que palavras precisam estar presentes numa manchete?

Well, se elas têm a função de chamar a atenção, mas devem ser concisas, precisam direcionar o leitor para os tópicos principais, mas sem revelar muitos detalhes... O que você acha? Usamos mais substantivos ou adjetivos? Verbos ou advérbios?

Isso! Mais substantivos e verbos!

Vamos, agora, ver como algumas manchetes foram montadas.

Para exemplificar, vejamos um trecho da notícia sobre as manifestações no Brasil em junho de 2013 e a manchete usada:


Brazil unrest: 'Millions' join protests in 100 cities
More than a million people are reported to have taken part in protests in about a hundred cities across Brazil, the latest in a wave of demonstrations.

Observe que os termos destacados estão presentes na manchete, integralmente ou na forma de sinônimos ou inferências:
  • more than a million = million (entre aspas)
  • take part = join ( sinônimo)
  • a hundred = 100 (representação por algarismo)
  • demonstrations – unrest ( significado associado: manifestação acontece quando há descontentamento, insatisfação)
  • protests, Brazil, cities (literalmente)
Let’s have a try!
Clique na figura abaixo para realizar o exercício sobre o assunto desta atividade.

Aula 3: What’s in the news


Agora, vamos tratar do objetivo principal da notícia, que é a informação divulgada: precisamos reconhecer quem, o quê, como, quando e onde os fatos ocorreram ou irão ocorrer.

Ao localizar o sujeito de uma oração, já sabemos quem praticou a ação; com o verbo sabemos a ação praticada; e com o complemento descobrimos como / onde / quando a ação ocorreu.

O primeiro parágrafo da notícia (chamado de lide em Português – em Inglês lead) traz as principais informações do texto, aquelas que serão expandidas no decorrer do texto. Geralmente as informações estão organizadas na ordem em que aparecem no texto, facilitando assim a busca por elas.

Ah, but pay attention! Às vezes há informações diferentes ou complementares na manchete e no corpo da notícia!

Preparados para a próxima etapa?Vamos lá!
Clique na figura abaixo para realizar o exercício sobre o assunto desta atividade.







3 comentários:

  1. Hi teacher! Toda vez que eu tento responder o formulário diz que não está aceitando mais respostas. o que eu faço agora?
    Aluna Deila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deila,
      Como havia avisado em sala, a atividade só estaria disponível no início desta semana. Acabei de liberá-la. No fim de semana estava em um local sem internet. Caso tenha alguma outra dúvida é só perguntar e responderei na medida do possível. Bom feriado e até a próxima aula.
      Bye!

      Excluir
    2. Okay! For women also, until the next lesson and good holiday!

      Excluir

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML