3º bimestre

CARTA DO LEITOR

Aula 1: Carta do leitor


Dear student, nesta atividade estudaremos o gênero discursivo carta do leitor. Em primeiro lugar, você sabe o que são e para que servem as cartas do leitor?

As cartas do leitor são uma forma de expressar opiniões a respeito de notícias correntes e de assuntos de interesse particular, como por exemplo, solicitar, via mídia, providências das autoridades sobre um problema nas vias do bairro. São normalmente encontradas no meio escrito (jornais e revistas) em forma impressa ou virtual, mas também podemos encontrá-las no meio oral (rádio e televisão). Com os avanços tecnológicos, muitas cartas do leitor, além de serem publicadas na forma impressa, podem ser divulgadas usando canais virtuais.

Elas cumprem sua função social não somente ao servir como espaço para reivindicação, mas também para discussão e formação de opinião sobre tópicos que ocorrem na sociedade contemporânea.

Em jornais impressos, as cartas do leitor são comumente encontradas nas primeiras páginas do primeiro caderno e cada publicação pode dar um nome especial à coluna. As revistas impressas também as publicam nas páginas iniciais.

Analise a carta publicada no Jornal Extra (versão impressa).

COLUNA ESCANEADA

A coluna do jornal é denominada Carta Branca e cada dia da semana traz dúvidas dos leitores a respeito de um assunto especifico, como direito trabalhista ou do consumidor, INSS ou comunidade, que se torna o subtítulo da seção naquele dia: a principal característica da coluna é a insatisfação do leitor com algum destes tópicos. As respostas são dadas por especialistas ou pelas empresas – públicas ou privadas – responsáveis pela situação exposta.

Em outros jornais, como O Globo, a coluna se chama "Dos Leitores" e propõe divisão diferente: as cartas são agrupadas de acordo com os assuntos comentados em relação às matérias publicadas no jornal e as queixas dos leitores, todos os dias.
Podemos observar que cada carta publicada traz um título, a assinatura (o nome) e o local de onde foi escrita. A expressão "por e-mail" é empregada quando a reclamação tiver sido enviada desta forma e, na maior parte das vezes, o local não é especificado.

É bom também saber que cada jornal ou revista tem suas regras específicas para envio e publicação.

Leia a versão impressa do jornal canadense The Star, como exemplo:
READERS' LETTERS
Os termos usados em Inglês similares a cartas do leitor são readers' letters letters to the editor.

Podemos notar que as diretrizes para publicação contêm informações pessoais de quem escreve e o número de palavras que a carta deve ter. O jornal também explica que algumas cartas podem não ser publicadas em razão de espaço no jornal.

Analise um exemplo de carta retirado deste mesmo jornal:

No reason to smile since 2005 Re: In the end, they were all smiling, Aug. 18 In the end, they were all smiling, Aug. 18
The person who is especially smiling and should be sitting on the front seat of Jack Layton’s bicycle is Stephen Harper. If Jack hadn’t signed off in 2005, killing Kyoto, Kelowna, and national child care, Stephen Harper would not be Prime Minister. I haven’t smiled since. H.E. Skid Crease, Caledon
Adapted from: http://www.thestar.com/opinion/letters_to_the_editors.html
(21August13)

É possível observar que nesta carta não há a saudação; ao invés disso, encontramos um título que não é o da notícia que vai ser comentada. A manchete da notícia vem abaixo, com a abreviatura "Re:" que significa "em referência a"; neste ponto se inicia o corpo da carta que vem assinada por H.E. Skid Crease (um famoso educador canadense) que vive na cidade de Caledon (Ontário, Canadá).

Veja também uma carta com formatação diferente, do jornal The Irish Times:
Delays in dental treatment

First published: Fri, Aug 23, 2013, 01:09

Sir, – What Fintan Hourihan (August 22nd), writes is true. But the elephant in the room is that, in these harsh economic times, many cannot afford adequate dental treatment. Also, there is no mention of a reduction in fees to match the economic realities that face the nation in general. – Yours, etc,
CHARLES HENRY,
Ardtarmon, Co Sligo.
Adapted from: http://www.irishtimes.com/debate/letters/delays-in-dental-treatment-1.1502632
(23Aug13)
É possível notar nesta carta que além do título, são exibidas a data de publicação, a saudação, a despedida e, após a assinatura, o local.
Depois de verificar estes exemplos, é possível reconhecer as partes das cartas do leitor, lembrando que, algumas podem ser omitidas na publicação, conforme as normas do meio.
  • Título
  • Data
  • Referência
  • Saudação (Dear EditorTo the EditorSir(s))
  • Corpo da carta= tese + argumento + contra-argumento (ideia e justificativa)
  • Despedida
  • Assinatura
  • Local

- Não tem novidade nenhuma! É como qualquer carta!

Verdade! O que as diferencia de outros tipos é o corpo da carta: nele deve haver a ideia principal, denominada tese; o argumento, que é a base para apoiar a ideia; e o contra-argumento, uma ideia que pode ser apresentada como contrária à tese, mas que vai ajudar a sustentá-la.
Ao analisar a carta de Charles Henry, você vai notar que ela é bem objetiva: ele só usa três sentenças. Na primeira, ele apresenta seu comentário inicial, ou seja, a tese: "What Fintan Hourihan (August 22nd), writes is true";
"But the elephant in the room is that, in these harsh economic times, many cannot afford adequate dental treatment" é o argumento. Neste caso, ele é introduzido por um conectivo que indica contraste.
O contra-argumento, iniciado por also, adiciona informação ao argumento: " Also, there is no mention of a reduction in fees to match the economic realities that face the nation in general."
Observe agora uma carta com o teor um pouco diferente das anteriores:

To the Editor,
The Times of India,
New Delhi.
Sir,
Through the columns of your esteemed daily, I wish to express my concern about frequent breakdown in our locality.
The condition of power supply in our locality is indeed, very disappointing. The supply breaks down very frequently and at odd times, mid-night or the after-noon. This results in suffering to children and old people. Fans, coolers and  refrigerators become useless during hot days.
This matter has been brought to the notice of the S.D.O. Electricity many times but they did not answer.
I request you to publish this grievance so that the authorities concerned realize the difficulty and look into the problem, and do the needful. 

Thanking you.
Yours Truly,
XXX
Adapted from: http://www.preservearticles.com/2011081010357/sample-complaint-letter-to-the-newspaper-editor-regarding-frequent-breakdown-of-electricity-in-your-locality.html
30Aug13
O conteúdo da carta é uma reclamação sobre as freqüentes quedas de energia no local onde o leitor mora.
Assim, temos dois tipos de carta, as de reclamação (complaint) e as de comentário (comment). Note que a estrutura é bastante similar. O que as diferencia são as expressões usadas nas cartas.
Agora que já vimos como as readers' letters são organizadas e também seus tipos, let’s practice!

Clique na figura abaixo para realizar o exercício sobre o assunto desta atividade
https://docs.google.com/forms/d/1E0CzN7e3XTDPqGH5RzlD2c4EPwB5_4dwtc6LC1tUukc/viewform

Aula 2: Tomando uma posição

Dear student, agora que já analisamos a organização das cartas do leitor, vamos continuar o estudo vendo como podemos expressar nossas opiniões, dizendo se somos a favor ou contra os vários assuntos. Estudaremos algumas das formas verbais (verbos de opinião e modal auxiliaries) que são usadas para este fim.
Let’s begin with the opinion verbs: os verbos de opinião são verbos cujo significado introduz uma avaliação pessoal sobre determinado tópico. Os mais comuns são THINK, BELIEVE, AGREE e DISAGREE; quando falamos sobre a opinião de outras pessoas geralmente são usados SAY e PRESENT, dentre outros. Veja alguns exemplos:

I totally disagree with Romário.


I think this situation is unbearable.


Dr House presented a new theory about honesty that I don’t think it's correct.


Lembre-se de que é possível usar a forma afirmativa ou a negativa, conforme a necessidade de quem escreve: 


I agree with this idea.           I don’t agree with this idea.


I am sure about the fact…         I am not sure about it.

Observações:
Algumas expressões com o verbo to be + adjetivo de opinião também são bastante usadas: be sure – be certain – be positive, etc.

Outra expressão comum é "I hope..." ( eu espero, eu desejo)


So, let’s move foward!



Vamos analisar os modal auxiliaries CAN, MUST e SHOULD. Você lembra que os modais são verbos especiais que alteram o entendimento sobre como a "ação" do verbo principal será executada?


Veja o exemplo:


I play golf twice a week. (Eu jogo golfe duas vezes por semana.)
A estrutura indica um fato. Já com o uso do modal CAN:
can play golf twice a week.
(Eu posso jogar golfe duas vezes por semana.= eu tenho a possibilidade de realizar esta ação.)

Na presença de CAN, o fato se torna uma possibilidade, pois essa é a ideia que o modal transmite.


Cada modal pode transmitir mais de uma ideia, que podem ser próximas ou díspares. Algumas vezes, o modal tem um sentido na afirmativa e outro na negativa. Observe o quadro com os modais e seus sentidos principais:


Outro componente linguístico usado nas cartas do leitor são os advérbios. Em Inglês, têm posição fixa, conforme o tipo de advérbio.
  • Advérbios de tempo e lugar – final da estrutura
  • Advérbios de modo e frequência – antes do verbo principal (exceto com o verbo to be – o advérbio vem depois dele)
Exemplos:
The traffic was worse because of the repairs yesterday.
The bus always passes full of passengers.
The bus is always late.

Clique na figura abaixo para realizar o exercício sobre o assunto desta atividade

https://docs.google.com/forms/d/1KqPQZpzmVy8c379ROiLXMXx4hRxt_Qigd6aUdDhB8Rw/viewform

Aula 3: Linking words


Dear student, você se lembra da carta da Aula 1? Se olhar o argumento e o contra argumento, vê-se que os mesmos são introduzidos por conectivos. Nesta terceira aula, vamos falar sobre eles. Conhecidos como linking words em Inglês, são palavras e expressões que tem a função de ligar, relacionar ideias. Percebe-se, então, que são ferramentas bastante comuns nesse tipo de estrutura.

Como os conectivos ligam ideias, eles ajudam a estabelecer um tipo de relação entre as opiniões expressadas, ajudando na compreensão do texto. Por conta disso, eles também são conhecidos como discourse markers. 
Veja alguns marcadores discursivos e as ideias que transmitem. Mas lembre-se de que existem várias outras expressões, além das listadas aqui.


Observe os exemplos:

Anne uses the Facebook after she does her homework.
The boy was rescued by the firemen and an ambulance took him to the emergency service.
In conclusion, public services are beginning to respect the population.

Now, let’s have more practice!
Clique na figura abaixo para realizar o exercício sobre o assunto desta atividade
https://docs.google.com/forms/d/18o24_QCSMSYSZllP9hnSu4dpcZi6NNERzBbavqlSXnc/viewform





3 comentários:

  1. Oii professora, não sei se você reparou, mas a questão 2 do primeiro exercício esta assim :

    ''2. Você vai ler algumas cartas do leitor retiradas de diferentes meios de comunicação. Destaque todas as partes apresentadas em cada uma delas.
    A=título
    B=data
    C=referência
    D=saudação
    E =corpo da carta
    F=Despedida
    G= Assinatura
    H= Local
    I= data ''

    Não sei se reparou, mas as letras ''B'' e '' I '' estão iguais .. Talvez eu tenha me confundido e é assim mesmo, ou se é só aqui em casa que esta assim .. Qualquer coisa, desconsidere esse comentário, Rsrs =)
    Mas se caso eu estiver certa, o que eu faço ?

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    Respostas
    1. Olá Beatriz,
      Não há erro no exercício. Em algumas cartas ao leitor aparecem duas datas, uma no início (quando foi escrita) e outra no final (quando foi publicada).
      Paz e bem,
      Renata

      Excluir
  2. ooh mds, já sei que errei, então . =/

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